domingo, 4 de outubro de 2009

ENEM


Entendendo o ENEM



O Exame Nacional do Ensino Médio, ou ENEM, foi criado em 1998 na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, tendo Paulo Renato Souza como ministro da educação, com a finalidade de avaliar os conhecimentos gerais adquiridos por aqueles que haviam concluído ou estavam concluindo o ensino médio. Seu modelo era de uma prova não obrigatória composta de 63 questões fechadas e uma redação dissertativa, realizado em uma etapa.

De lá para cá, o ENEM tem se tornado um importante instrumento de estimativa para o ensino e a aprendizagem dos estudantes, passando a ser incorporado a programas de acesso ao ensino superior e obtendo uma credibilidade a ponto de se discutir sua substituição ao vestibular. Credibilidade que porém ficou um pouco balançada com os últimos acontecimentos acerca desse exame.

É importante frisar que, apesar de se pretender transformar o ENEM em um vestibular, até o momento ele funciona, de maneira geral, como um exame de caráter avaliativo estatístico, ou seja, uma forma de cada estudante analisar como estão seus conhecimentos e o sistema educacional ter uma panorâmica da educação. Através dos programas como ProUni (Programa Universidade para todos) e FiEs (Financiamento Estudantil), aqueles que obtinham uma boa média no ENEM concorriam a vagas no ensino superior e financiamento conforme o caso e os devidos critérios desses programas.

Este ano o ENEM terá algumas mudanças, como o aumento do número de questões para 180, mudanças na metodologia e realização em duas etapas, as quais foram feitas com o intuito de que as faculdades públicas e privadas utilizem o seu resultado como critério seletivo em lugar de seus vestibulares. (segue link para maiores informações: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/cpmod.php?id=40773)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, comente, participe!!